top of page
Buscar
  • FrenteEmFefesaDoSuas

LIVE: Frente Nacional realiza ato contra o fim do Bolsa Família

Atualizado: 18 de nov. de 2021

Com objetivo de discutir a importância do Bolsa Família e as incertezas do Auxílio Brasil, o ato teve ampla participação popular





A Frente Nacional em Defesa do SUAS e da Seguridade Social realizou na última quinta- feira (11) um ato político contra o fim do Bolsa Família e para discutir a respeito das incertezas do Auxílio Brasil, instituído neste mês pelo decreto nº 10.852.


Mediado pela da ex- Ministra de Desenvolvimento e Combate à Fome Márcia Lopes e pela Profa Jucimeri Silveira, integrantes da organização, o ato teve a presença de pesquisadores, gestores e técnicos na área e, ainda, contou com a participação de quase mil pessoas de todo o país, como espectadores.


Estavam entre os convidados a Prefeita de Juiz de Fora Margarida Salomão, a Presidente do Fonseas Cyntia Grillo, o Vice-presidente do Congemas Valdiosmar Santos, o Deputado Federal Danilo Cabral - PSB/PE e o integrante do FNUSUAS Anderson Lopes. E, ainda, as representantes do MNEAS Norma Carvalho, da RBRB Aldaiza Sposati, da FNTSUAS Nívia Lucia e o Coordenador Estadual do Cadastro Único e Programa Bolsa Família/BA Jamilton Santos.


“Auxílio Brasil é um retrocesso”


“O texto do auxílio é a configuração da incerteza. A entrada do Auxílio Brasil é um retrocesso”, afirmou Aldaíza Sposati ao questionar a transparência e o alcance do novo programa. Cyntia Grillo relatou que a falta de orientação do governo federal aos Estados e municípios acerca da nova lei está fragilizando os benefícios do SUAS. "Não temos condição de prestar apoio técnico aos municípios e dar respostas à população”, alertou a Presidente do Fonseas.


"Fizemos a live para denunciar que o governo federal […] não tem essa resposta a ser dada. Queremos dialogar alternativas” destacou Márcia Lopes. “É um convite a construção de uma agenda que enfrente essa realidade”, completou Jucimeri Silveira.




A Professora deu esclarecimentos sobre o decreto nº 10.852. e sintetizou os aspectos essenciais debatidos como: os mecanismos que irão tornar a transferência de renda mais complexa, o desfinanciamento das políticas sociais e a exclusão de beneficiários de acordo com os critérios da nova lei. “São vidas que serão excluídas”, declarou. Para ela, e para os demais participantes do ato, o Auxilio Brasil não garante a segurança de renda e foi apenas uma estratégia para aprovação PEC dos Precatórios.


Ao reforçar o posicionamento da Frente Nacional, Jucimeri destacou: “A priorização com critério de equidade é uma obrigação do Estado brasileiro. Por isso, nós defendemos a continuidade do auxílio emergencial, o retorno do Bolsa família e a PEC 383. Essa é a nossa agenda”.


Danilo Cabral, autor da PEC 383/2017, que dispõe sobre a vinculação obrigatória de recursos mínimos para o SUAS, abordou a importância de pressionar os parlamentares para que essa pauta seja priorizada no Congresso e alertou para a possibilidade de um "apagão na política de Assistência Social” ao mencionar o déficit orçamentário deste e do próximo ano.


No fim do ato, Márcia Lopes fez um apelo para que a denúncia do desmonte do SUAS continue por meio da participação popular e manifestação dos prefeitos e gestores da Assistência Social seja levada aos parlamentares das Câmaras e Assembleias Municipais. “Esse debate não acaba aqui”, ressaltou a Ex- Ministra.


Debate participativo


Durante o ato houve ampla participação popular. O integrante do Fórum Nacional de Usuários do SUAS Anderson Miranda abordou a atual dificuldade de fazer cadastramento nos Centros de Referência - CRAS e criticou a falta de diálogo com os beneficiários. “Esse desgoverno não cria o diálogo”.


Espectadores também participaram ativamente da ação por meio de comentários e manifestações de apoio à iniciativa. “​A extinção do Bolsa Família é um capricho político de um governo sem identidade'', comentou a espectadora Edileuza Santos. Outra participante escreveu: “Auxílio Brasil é uma grande falácia.




Clique aqui para assistir a live!



Inscreva-se no canal e conecte suas mídias com as da Frente Nacional em Defesa do Suas e da Seguridade Social!

Site: https://www.frentenacionalsuas.org/

Instagram: https://www.instagram.com/frenteemdefesadosuas/

Facebook: https://www.facebook.com/FrentenacionalemdefesadoSUAS

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCQ1U1xYj4bRck_WbUXKx2WQ

Twitter: https://twitter.com/FrenteSuas


 

Texto: Hallana Costa, jornalista graduada pela Universidade de Brasília (UnB), atua na Assessoria de Comunicação da Frente Nacional em Defesa do SUAS.




36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page