Buscar
  • FrenteEmFefesaDoSuas

Dia Nacional de Luta das pessoas com deficiência



✊🏿 21 de setembro é Dia Nacional de Luta das pessoas com deficiência! A Frente Nacional em Defesa do Suas e da Seguridade Social reforça a importância de intensificar as lutas sociais pelos Direitos das Pessoas com Deficiência, pelo Direito à Assistência Social!


Reforçamos também o desempenho histórico dos/as atletas que representaram no Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, ficando em 7º lugar no quadro geral de medalhas, melhor ranking já alcançado pelos brasileiros, com 72 medalhas conquistadas: 🥇22 de ouro, 🥈20 de prata e 🥉30 de bronze.


Vivenciamos uma conjuntura de muitos retrocessos, de contrarreformas que retiram direitos. A Emenda Constitucional nº 95/16, que congelou os recursos para as políticas sociais por 20 anos, tem inviabilizado os sistemas públicos. No caso da Assistência social, além do desfinanciamento dos serviços e ações para o SUAS, os benefícios socioassistenciais também são alvo de ataques.


O Benefício de Prestação Continuada - BPC, destinado às pessoas com deficiência e pessoas idosas, é uma conquista fundamental, mas está em permanente ameaça por parte do governo federal. Por isso a importância da defesa coletiva do direito à assistência social, com financiamento público e participação social!


Que a luta das pessoas com deficiência se fortaleça todos os dias, na perspectiva da ruptura das barreiras materiais e imateriais, pela efetivação de uma sociedade sem preconceitos e inclusiva! No campo da Assistência Social é preciso intensificar as incidências políticas em defesa do BPC e por serviços amplos que atendam as demandas as pessoas com deficiência, sujeitos de direitos que nos ensinam: "nada sobre nós, sem nós'!

10 visualizações0 comentário