Buscar
  • FrenteEmFefesaDoSuas

Dia Internacional do Direito à Verdade















🗣Dia Internacional do Direito à Verdade em Relação às Violações Graves dos Direitos Humanos e para a Dignidade das Vítimas


Esta data foi definida em memória das vítimas de violações graves e sistemáticas dos direitos humanos, e tem a finalidade de reforçar a importância do direito à verdade e à justiça!


De acordo com o Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH 3): “O direito à verdade, no contexto de violações graves dos direitos humanos, refere-se ao direito das vítimas e famílias de vítimas de execuções sumárias, desaparecimentos forçados, tortura, ou sequestro de menores, a ter conhecimento completo sobre os atos que ocorreram, as pessoas que participaram deles e as circunstâncias específicas, em particular as violações cometidas e sua motivação. Além dessa dimensão individual, o direito à verdade tem uma dimensão social ou coletiva, vinculada ao direito dos povos de conhecer seu passado”.


No dia 31 deste mês fará 56 anos que o Brasil sofreu com o Golpe Militar e a ditadura, na qual a população teve seus direitos duramente violados. Segundo o PNDH 3, calcula-se que pelo menos 50 mil pessoas foram presas somente nos primeiros meses de 1964; cerca de 20 mil brasileiros foram submetidos a torturas e cerca de 400 cidadãos foram mortos ou estão desaparecidos.


Esses dados são assustadores e desconhecidos pela maioria dos/as brasileiros/as, e por isso o dia de hoje é tão fundamental. Precisamos olhar para a história e compartilhar as experiências de dor e de violações, compreendendo o sofrimento de todas as vidas perdidas e as mantendo vivas na luta pela garantia dos direitos humanos, o que é indissociável da democracia! Estamos num cenário de ameaças ao Estado Democrático de Direitos. O perfil fascista do governo federal e as políticas de morte atuam diretamente na eliminação de milhares de vidas, por ação ou omissão! Hoje e todo dia é necessário reafirmar! "Ditadura nunca mais"!