Buscar
  • FrenteEmFefesaDoSuas

Dia de Combate à Exploração e Abuso sexual de Crianças e Adolescentes



Maio é o mês de Conscientização sobre o Combate à Exploração e Abuso sexual de Crianças e Adolescentes.


O Estatuto da Criança e Adolescente reconhece crianças e adolescentes como sujeitos de direitos que se encontram em processo de desenvolvimento e garante a proteção de direitos dos mesmos. Entretanto, há ocorrências de violações graves aos direitos, o que tem sido ampliado em decorrência da pandemia da Covid19.


De acordo com a UNICEF, três em cada quatro crianças de 2 a 4 anos, no mundo, são submetidas frequentemente à violência física e/ou psicológica por seus pais, ou demais cuidadores, em casa. O ambiente familiar, que deveria ser o local mais seguro para as infâncias, tem se revelado como espaço violador de direitos para milhares de crianças e adolescentes.


As crianças e adolescentes estão sendo duramente afetadas pela pandemia, pela ausência de políticas públicas e o aumento das violências. Por isso é importante um sistema de proteção social universal e integral, durante e pós pandemia.


Nossa luta continua: mais proteção social, com financiamento público e participação social! É preciso fortalecer a luta coletiva por direitos, por uma Seguridade Social Universal, com SUS e SUAS fortalecidos.


Que este mês seja de mobilizações e reflexões por parte dos/as trabalhadores/as do SUAS sobre o combate à exploração e abuso sexual. Para você, que medidas e políticas públicas são essenciais para mudar esse cenário de violência?


Acesse mais informações sobre a Lei do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência e dados da UNICEF.




















































32 visualizações0 comentário