Skip links

Dia da/o Assistente Social

✊🏾 15 de maio é Dia da/o Assistente Social, profissional que atua cotidianamente na defesa intransigente dos direitos humanos e de uma Seguridade Social universal e democrática✊🏾

As/os Assistentes Sociais atuam em diversos espaços ocupacionais, especialmente nas políticas sociais, no sistema de justiça e nas organizações da sociedade civil, em defesa dos direitos, da socialização da participação, da renda e da riqueza. Portanto é uma categoria que defende reformas estruturantes e políticas públicas que efetivamente combatam as desigualdades. É uma categoria que construiu um projeto ético-politico aliado a um projeto societário emancipatório, o que supõe a plena expansão dos sujeitos de direitos e a superação de toda forma de opressão e desigualdade!

Um dos marcos históricos desta luta se deu no Congresso da Virada em 1979, momento em que a mesa de honra formada por representantes do regime militar foi desfeita. Luiz Inácio Lula da Silva que representava a classe trabalhadora compôs a mesa! Um ato simbólico que se soma aos redirecionamentos na profissão, especialmente na consciência coletiva de que pertencemos a classe trabalhadora, e como classe temos projeto e alianças com setores da sociedade que lutam por um outro país! Por isso vamos derrotar o fascismo expresso no bolsonarismo!

Muitas/os assistentes sociais estavam no congresso da Virada e nas lutas no campo da democracia e da Assistência Social, como Benedita da Silva, Luiza Erundina, Aldaiza Sposati, Carmelita Yazbek e Márcia Lopes. Hoje somos milhares de defensoras/es deste direito. Independentemente do espaço em que atuamos somos classe trabalhadora e permanecemos em aliança com a população usuária dos serviços sociais e os movimentos sociais. Vamos retomar a democracia, construir as reformas necessárias na direção de um país socialmente justo!

A conjuntura de grave crise agravada na pandemia de Covid19, de desfinanciamento das políticas sociais, requer o fortalecimento das lutas sociais, em defesa do SUAS, do SUS, da Educação, e das demais políticas e sistemas públicos, com revogação das contrarreformas, qualificação dos serviços e garantia de condições éticas e técnicas de trabalho! É preciso intensificar a luta por uma Seguridade Social Universal e Democrática, pauta fundamental das/os assistentes sociais!

✊🏾 As/os Assistentes Sociais constroem, coletivamente, uma agenda de lutas sociais por direitos! Estas lutas fazem parte do projeto ético-político profissional que se materializa no trabalho diário e nas ações mais coletivas, na direção de uma sociedade radicalmente democrática, livre e igualitária, tendo como horizonte uma sociedade emancipada!

🗣️ A Frente Nacional em Defesa do SUAS e da Seguridade Social parabeniza todas/os as/os assistentes sociais que cotidianamente defendem direitos, na aliança com a população usuária! Viva as/os Assistentes Sociais de todo o Brasil!

Texto: Jucimeri Isolda Silveira, integrante da Executiva da Frente Nacional em Defesa do Suas e da Seguridade Social

Leave a comment

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.