top of page
Buscar
  • FrenteEmFefesaDoSuas

Audiência Pública na Câmara vai debater Medida Provisória que institui Auxílio Brasil

O principal objetivo é tornar a discussão da medida 1061/2021 mais participativa


Nesta terça-feira (26), às 16h, vai acontecer, na Câmara dos Deputados, a audiência pública destinada a debater a Medida Provisória (MPV) 1061/2021, que extinguiu o Bolsa Família e instituiu o Auxílio Brasil.


A audiência contará com a participação da Professora e ex-Ministra de Desenvolvimento Nacional e Combate à Fome, Márcia Lopes, da ex-secretária Nacional Adjunta de Renda e Cidadania Letícia Bartholo , do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares CONTAG Aristide dos Santos e demais representantes de organizações relacionadas ao ramo da Agricultura Familiar.


O evento atende à aprovação do Requerimento nº 83/2021, que solicita realização de audiência pública e participativa para debater a MPV 1061/2021. A autoria é dos deputados João Daniel (PT/SE), Patrus Ananias (PT/MG), Nilto Tatto (PT/SP), Marcon (PT/RS) e Valmir Assunção (PT/BA).


A medida extinguiu o Bolsa Família e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), programas consolidados e bem sucedidos durante 18 anos de vigência. Além disso, foi feita sem diálogo com a sociedade civil ou entidades políticas envolvidas na manutenção do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e na Agricultura Familiar. O Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), órgão máximo da Política Nacional de Assistência Social, também não debateu ou fez deliberações acerca desses temas.


Entre os grandes problemas trazidos com a medida, está a insegurança relacionada às fontes de financiamento do Auxilio Brasil, que também não garante renda para as 39 milhões de pessoas atendidas pelo Auxílio Emergencial.


A audiência será transmitida no Portal e-Democracia, canal interativo de comunicação da Câmara, onde é possível enviar perguntas aos deputados. Acompanhe a programação e participe por meio do link : https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/
















 

Texto: Hallana Costa, jornalista graduada pela Universidade de Brasília (UnB), atua na Assessoria de Comunicação da Frente Nacional em Defesa do SUAS.

446 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page