assista

ATO VIRTUAL PLURIPARTIDÁRIO EM DEFESA DO SUAS, realizado no dia 27 de agosto de 2020. 

Em Ato Público em Defesa do SUAS, realizado na última quinta-feira (20) e coordenado pelo Colegiado Nacional de Gestores Estaduais de Assistência Social - Congemas, o Fonseas se somou à ação coletiva, juntamente com representantes de trabalhadoras/es, usuários/as, militantes da área, conselheiros nacionais, pela aprovação do Projeto de Lei nº 4292/20, de autoria do Deputado Danilo Cabral (PSB-PE).

O PL 4292/20 dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao reforço do SUAS no atendimento e acompanhamento à população em situação de vulnerabilidade e risco social e pessoal, durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020. Nesse sentido, atende à demanda urgente de municípios, estados e Distrito Federal, pela provisão de serviços emergenciais e de benefícios, que visam atender às novas necessidades sociais decorrentes da situação de calamidade e de emergência.

ATO VIRTUAL PLURIPARTIDÁRIO EM DEFESA DO SUAS, realizado no dia 20 de agosto de 2020. 

Garantir a manutenção, sustentação e ampliação do Sistema Único de Assistência Social - SUAS, é garantir proteção social pública (serviços e renda) para famílias e indivíduos: crianças, adolescentes, juventudes, pessoas com deficiência, pessoas idosas, adultos e famílias que vivenciam situações de vulnerabilidade e risco social e pessoal. Com a pandemia, a Assistência Social ganha visibilidade e reconhecimento da sua essencialidade, em um contexto de desfinanciamento, com cortes consecutivos nos repasses dos recursos e no orçamento da área, com impacto direto no atendimento da rede socioassistencial. Ainda assim, com muito esforço @s gestor@s e trabalhador@s do SUAS, compromissad@s e conscientes das urgências da população usuária, estão se reinventando diariamente para não parar serviços e unidades. Esse Ato é uma forma de dar VOZ AO SUAS.

Conjunto CFESS/CRESS e as ações em defesa da vida

A pandemia da Covid-19 tem requerido da população e das instituições em todo o mundo uma série de ações individuais e coletivas em defesa da vida. E no Serviço Social brasileiro não é diferente. Desde que a Organização Mundial de Saúde decretou o estado de pandemia, o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Serviço Social (Conjunto CFESS-CRESS) têm promovido ações em todo o Brasil para defender a profissão e o trabalho profissional. Confira!

Assistentes Sociais estão na linha de frente no combate ao coronavírus

Uma homenagem do Conjunto CFESS-CRESS à categoria de assistentes sociais pelo seu trabalho junto à população. No contexto da pandemia da Covid-19, muitos/as assistentes sociais estão nas equipes "na ponta", atuando na linha de frente, nos serviços essenciais, para prestar atendimento à população. Pelo seu cotidiano profissional, assistentes sociais conhecem de perto as necessidades e o território em que as pessoas vivem. Ao orientar a população sobre seus direitos e sobre o acesso a benefícios, e colocar pessoas em contato com os serviços socioassistenciais, assistentes sociais estão salvando vidas!

https://bit.ly/CfessCovid19

12º Diálogos com o Congemas,​

 

Realizado no dia 13 de agosto de 2020, sobre: Segurança de Renda no Suas e as Demandas por Proteção Social nas Cidades. Convidad@s: Deputado Federal Patrus Ananias; Ex-Secretária Nacional de Assistência Social, Ieda Castro; Diretor do Congemas, Secretário Municipal de Assistência Social de Foz do Iguaçu, Elias Oliveira. O debate contou com a mediação da professora Jucimeri Silveira, da PUCPR, Frente Nacional em Defesa do Suas.

Diálogos do Congemas - Assistência Social na Garantia de Renda

 

Com o lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Renda Básica na terça-feira (21/07), o Congemas recebe no Diálogos com o Congemas, em dia e horário especial para conciliar com a agenda dos convidados, o deputado federal João Campos (PSB-PE), Presidente da Frente da Renda Básica e o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), Coordenador de Combate à Pobreza e à Desigualdade de Renda da Frente da Renda Básica, para integrar e ampliar o debate sobre: ASSISTÊNCIA SOCIAL NA GARANTIA DA SEGURANÇA DE RENDA. 
O bate papo contou com a participação do vice-presidente do Congemas, José Crus, e da Profª. Jucimeri Silveira, como nossa mediadora.

WEBINAR Os impactos da pandemia nas relações de trabalho e na atuação sindical

Dia 06/05, às 14h,

Participantes: Alessandro da Silva (Juiz do Trabalho do TRT12) e Maurício Mulinari (Economista e Mestrando do PPGSS/UFSC), com coordenação do professor Jaime Hillesheim

Fonte: Canal do Comitê SUASSC/COVID19

WEBINAR Previdência Social e INSS na Pandemia 

Problematizar o papel da política de previdência social diante pandemia de COVID/19, socializando as medidas e fluxos adotados pelo INSS no período de suspensão do atendimento presencial

Participantes: Edivane de Jesus (Assistente Social, Profa. do Departamento de Serviço Social da UFSC) Sabrina Fermiano (Assistente Social, Membro da Comissão de Seguridade Social do CRESS/SC)

Fonte: Canal do Comitê SUASSC/COVID19

Conecte-se com a Frente!

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
A FRENTE

SAIBA MAIS SOBRE A FRENTE E PARTICIPE DESTA LUTA EM DEFESA DO SUAS

POSTS

ACOMPANHE NOSSAS NOTÍCIAS, AGENDA, EVENTOS

DOCUMENTOS

CONHEÇA E DIVULGUE NOSSOS INFORMES, ARTIGOS, NOTAS

ENTRE EM CONTATO

MANDE SEU EMAIL, ENTRE EM CONTATO, ENVIE MENSAGEM